Esse artigo é sobre a Arcana. Para a Sombra, veja Arcana Hierofante.
Hierofante-0.png

A Arcana do Hierofante (法王? ou 教皇?) é uma Arcana recorrente dentro da série Persona.

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

"As Arcana são os meios pelos quais tudo é revelado...
É verdadeiramente um dom precioso entender as forças que guiam a si próprio...
"
—Nyx Avatar, Persona 3

O Hierofante é um símbolo de educação, autoridade, conservadorismo, obediência às regras e relacionamento com o divino. A definição de um "hierofante" é uma pessoa que interpreta mistérios sagrados ou princípios esotéricos, e o termo era originalmente usado para se referir a sacerdotes da Grécia Antiga que procediam assim. O nome original da Arcana, porém, é o Papa, a versão masculina da Papisa (Sacerdotisa na série).

E m relação à gameplay, as Personas da Arcana do Hierofante não têm fraquezas, mas também nenhuma força em particular. Figuras mitológicas do Hierofante tendem a espelhar figuras da Sacerdotisa, sendo sacerdotes homens, deuses da sabedoria ou seres divinos.

Personagens da Arcana do Hierofante geralmente são mais velhos que o protagonista, e são tipicamente um tanto quanto sábios e lógicos. A conexão mais comum entre personagens Hierofantes, entretanto, é a sua associação (e obsessão) com o passado.

Aparições[editar | editar código-fonte]

Lista de Personas[editar | editar código-fonte]

Megami Ibunroku Persona[editar | editar código-fonte]

O jogador pode garantir de um acidente de fusão resultando numa persona da Arcana do Hierofante iniciando de um "hard reset" (sem estar no meio do jogo, carregando um save ou selecionando "Return to Title") e realizando uma Fusão Branca (White Fusion) depois de andar exatamente 1105 passos numa área onde nenhum inimigo vai atacar, como o Mikage Sun Mall.

A Arcana do Hierofante é representada por Kei Nanjo. Nanjo é o único com o benefício de ter a sua Best affinity com a Arcana do Hierofante.

Persona Nível
PSP Revelations
Yama * Trickster 4
Aizen Myouou Voodoo 6 (Persona Inicial de Kei Nanjo)
Shouki Shogi 17
Ogma Omah 25
Take-Mikazuchi Mephisto 39
Thor Thor 52
Fuhedi Mergane * Bucho 74
Indra * Endora 89

Persona 2[editar | editar código-fonte]

Innocent Sin[editar | editar código-fonte]

Persona Nível
Xuanzang 15
Umayadono-Ouji 23
Sakya * 29
Yama 38
Mithra 53
Varuna 59
Brahma * 67

Eternal Punishment[editar | editar código-fonte]

Persona Nível
Genjo 14
Aizen Myouou 20 (Persona Inicial de Kei Nanjo)
Umayado no Ouji 23
Shaka * 29
Yama 39
Mithra 53
Varuna 67
Yamaoka * 75 (Persona Suprema de Kei Nanjo)
Brahma * 82

Persona 3[editar | editar código-fonte]

O Social Link da Arcana do Hierofante é representados pelos donos da Livraria, um casal velhos com os nomes de Bunkichi e Mitsuko. O Social Link pode ser iniciado em 25 de abril, quando a livraria re-abre. Além disso, o protagonista deve dar ao casal a Folha de Caqui, depois de ouvir a sua curiosidade em relação à Árvore de Caqui na Gekkoukan High. Adicionalmente, se o protagonista falha em resgatar Bunchiki quando ele fica preso na Tartarus, o Social Link do Hierofante será perdido para sempre.

A Arcana do Hierofante se fortalece toda vez que o protagonista interage com o casal Bukinchi, onde ele descobre sobre o filho deles, e sua conexão com a Árvore de Caqui. Ao se completar o Social Link, o casal Kitamura dará ao protagonista o primeiro fruto que a árvore deu, concedendo a forma suprema da Arcana do Hierofante, Kohryu, "Guardião da Natureza".

A Arcana do Hierofante é também a Arcana da Persona de Shinjiro Aragaki, um membro dos SEES, Castor.

Persona Nível
Castor Persona de Shinjiro Aragaki
Omoikane 7
Berith 13
Flauros 23
Hokuto Seikun 31
Ananta 41
Daisoujou 53
Kohryu 61

FES / Portable[editar | editar código-fonte]

A Arcana do Hierofante continua relativamente a mesma em  FES e Portable, entretanto, duas personas exclusivas, Shiisaa e Thoth, foram adicionadas ao repertório da Arcana, enquanto Ananta foi mudada para ser uma Persona da  Arcana do Éon (Aeon Arcana).

em Persona 3 FES, além de Shinjiro Aragaki, a Arcana do Hierofante é também a Arcana da Persona de Metis, uma personagem jogável exclusiva ao epílogo do jogo, entitulado The Answer.

Persona Nível
Castor Persona de Shinjiro Aragaki
Psyche Persona de Metis
Omoikane 7
Berith 13
Shiisaa 26
Flauros 33
Thoth 41
Hokuto Seikun 47
Daisoujou 53
Kohryu 66

Persona 4[editar | editar código-fonte]

O Social Link da Arcana do Hierofante é representado por Ryotaro Dojima, o tio do protagonista e seu guardião legal. O Social Link é criado automaticamente durante a história, quando Ryotaro tem uma conversa de família com o protagonista pela primeira vez. Diferente de outros Social Links, só se pode interagir com Ryotaro uma vez que o protagonista tenha completado uma das dungeons dentro do Midnight Channel e salva as vítimas, o que permite com que ele tenha tempo livre. Entretanto, quando Ryotaro está disponível, o protagonista não será capaz de interagir com Nanako Dojima e melhorar o Social Link da Arcana da Justiça (Justice Arcana).

Quando o protagonista interage com Ryotaro, ele o ajuda a entender sua filha, a solidão da Nanako e os resultados de ele ser um viciado em trabalho e também o ajuda a reatar seu relacionamento com sua filha. Similar à Arcana da Justiça, em algum momento o Social Link vai exigir que a característica de "Expressão" (Expression) do protagonista esteja em certos níveis antes dele poder continuar a se fortalecer.

Completar o Social Link concede a forma suprema da Arcana do Hierofante, Kohryu.

Persona Nível
Omoikane 7
Anzu 15
Shiisa 21
Unicorn 29
Flauros 36
Hokuto Seikun 45
Cerberus 52
Daisoujou 60
Hachiman 70
Kohryu 76

Persona Q: Shadow of the Labyrinth[editar | editar código-fonte]

Persona Nível
Castor Persona de Shinjiro Aragaki
Anzu 3
Shiisaa 18
Unicorn 28
Gozuki 33
Flauros 41
Mishaguji 52
Daisoujou 60
Hachiman 68
Kohryu 73

Persona 5[editar | editar código-fonte]

A Arcana do Hierofante é representada pelo Confidant com Sojiro Sakura, o gurdião legal do protagonista durante sua liberdade condicional. Ele sobe de rank na medida que o protagonista interage com Sojiro. Este Confidante desbloqueia as habilidades de fazer café e curry que são itens usados para recuperar SP nos  Palácios.

Completar o Confidant da Arcana do Hierofante concederá a forma suprema da Arcana, Kohryu.

Persona Nível
Berith 9
Orobas 17
Feng Huang 22
Anzu 25
Unicorn 39
Daisoujou 42
Forneus 63
Bishamonten 67
Kohryu 76

Persona Q2: New Cinema Labyrinth[editar | editar código-fonte]

Persona Nível
Castor Persona de Shinjiro Aragaki
Halphas 5
Shiisaa 13
Koppa Tengu 21
Unicorn 28
Dantalion 36
Cherub 43
Mishaguji 52
Daisoujou 60
Kohryu 68
Kresnik ° 72
Baal Zebul 76

Lista de Demônios[editar | editar código-fonte]

Persona 2[editar | editar código-fonte]

Persona Nível
Sakya 29

Persona Nível
Shaka 29
Metal Guru 89

Designs de Carta[editar | editar código-fonte]

Hierofante IS.png
Persona 2
 
P3 Hierofante.png
Persona 3 FES
 
P5 Hierofante.png
Persona 5